terça-feira, 23 de maio de 2017

4º Ensaio: trajeto e espaços definidos - estruturas de movimento no 1º e 2º Espaços do Trajeto

4º Ensaio: 23/05/2017

Decidimos que a caminhada-performance ocorrerá no Trajeto que vai: do Jardim da Faculdade de Educação até o Centro de Excelência em Turismo.

Improvisamos e passamos por cinco espaços pelo trajeto definido. Gravamos um vídeo no primeiro e no segundo dos espaços improvisados, que serão os primeiros dois lugares de parada da caminhada para composição com o espaço.
Seguem os vídeos no link abaixo:
1. https://youtu.be/hIWbwgkExaA
2. https://www.youtube.com/watch?v=B-ZBGRbQnrg&feature=youtu.be


Espaços:

  1.    Corredor lateral do prédio da Faculdade de Educação (coberto por uma marquise):
Ações: Raoni
- Ir caminhando pisando nos retângulos do piso no chão, sem pisar nas linhas, e cada pé em um retângulo. Andando em diagonal, cruzando o espaço do corredor. Ressaltar essa característica do corredor, de ser um espaço comprido e de trânsito, deslocamento do corpo. Evidenciar o padrão dos pisos do chão, muitos pisos e retangulares. Ao mesmo tempo romper com o padrão do corredor ao caminhar em diagonais, cortando o espaço e ressaltando sua largura. Ao final do corredor, passo atrás de uma das pilastras de concreto, das que circundam e sustentam a marquise, e vou para o chão.
- Ir ao chão com mãos e pés no chão, ainda colocando partes do corpo dentro dos retângulos do chão (mãos, pés, antebraço, canela). Cada parte do corpo em um piso e ir me deslocando a partir dessa dinâmica, até chegar a uma pilastra branca.
- Ir me apoiando e subindo na pilastra. Jogo de encaixar o corpo e grudar partes do corpo na pilastra e isso ir gerando movimentos. Ficar de frente para a parte mais larga da pilastra e abraça-la, grudar e desgrudar da pilastra com partes do corpo (coluna, quadril e cabeça), arrastar e girar os braços (em torno do próprio eixo do osso) pela pilastra, pendurar o corpo com os braços segurando a pilastra estando com as costas coladas na pilastra (braços atrás do corpo), cair para frente da pilastra com os pés ainda grudados nela, ir ao chão e voltar algumas vezes, de frente para a parte mais fina da pilastra abraçar a pilastra com braços e pernas, virar de costas para a parte mais larga da pilastra e ir deslizando o corpo até o chão (voltar pelo mesmo caminho e na mesma qualidade de movimento e repetir algumas vezes), me arrastar pelo chão enfatizando a lisura do chão de mármore branco, ficar de lado para a parte mais fina da pilastra e rolando o corpo como um rolo que não sai do lugar, ir subindo o corpo apoiando na pilastra e fazer a mesma ação de deslizar pela pilastra até o chão, mas, dessa vez, deslizando pelo chão em direção a área das árvores (parte de trás do prédio de F.E.) e caindo na terra (fora e abaixo do chão do corredor que rodeia o prédio da F.E.)

   2.    Pedras grandes atrás do prédio da Faculdade de Educação:
Ações: Luis
- Começou em cima de uma caixa-gaiola amarela, ao lado do corredor da F.E., que protege um registro de consumo de água. Agachado como um pássaro pousado ali, olhando para o espaço à sua frente.
- Salta para o chão e vai para a área das pedras e deita sobre uma delas (barriga para baixo) e flexiona os joelhos (pés para cima), corpo que tenta se apoiar e levantar do contato com a pedra, mas que retorna a ela, evidenciando uma tensão entre corpo e pedra, uma dependência do corpo à pedra, mas ao mesmo tempo tentando sair dela.
- Vai para outra pedra e troca de posição do corpo em relação à pedra, outra imagem, e vai para outra pedra e outra imagem. Aos poucos vai se levantando, tirando o tronco do corpo do contato com a pedra.
- Senta-se na pedra com as pernas encaixadas na pedra e ressalta a distância entre os pés e o chão e as linhas da pedra que se encaixam com as linhas das pernas. Suspende os braços abertos ao lado do corpo e move as mãos e o tronco a partir dessa suspensão do corpo mais afastado da pedra.
- Volta a se deitar na pedra, dessa vez com a barriga para cima e tomando um banho de sol, repousando na pedra.

   3.    Árvores atrás do prédio:
Ações: Raoni
- Caminhar com mãos e pés pelas raízes da árvore (jogo de equilíbrio).
- Tentar subir em uma das árvores, mas ao mesmo tempo não machucá-la, não destruí-la. A árvore é bem grossa e alta e difícil de subir. Experimentei modos de ir me pendurando e tentando subir na árvore, mas sem sucesso. Muito esforço e pouco resultado, vez ou outra caio e recomeço. Apesar das muitas dificuldades, fui encontrando maneiras de ir e pendurando na árvore e subindo, ainda que pouco.

4.    Frente do Centro de Excelência em Turismo (pátio com chão de pedras iguais, formando outro padrão):
Área ampla. O vento foi um estímulo forte, junto a amplitude da área sombreada por duas árvores. As ações evidenciaram essa amplitude do espaço, o corpo fazendo ações grandes, leves e com o peso mais solto. Saltos e lançamentos do corpo pelo espaço.
- Duas árvores (mangueiras): Luis
Se pendurando no galho da mangueira, balançando e se lançando pelo espaço.
- Área sombreada pelas duas árvores: Raoni
Saltando e lançando o corpo pela área sombreada, circulando a área e evidenciando o desenho desse sombreado no chão.
- Jardim lateral de flores: Raoni
Se movendo sentado, ou em posição de mesa (mãos e pés no chão e barriga para cima), ressaltando o plano, o espaço embaixo das plantas, um espaço comprido e baixo, um corredor e o corpo se movendo nesse corredor.

   5.    Rampa e escada no Centro de Excelência em Turismo (Parte mais interna):
Ações: Raoni
            - Deitando o corpo na lateral da rampa (espécie de corrimão baixo), evidenciando esse espaço estreito com o corpo, deitado de comprido. Estar em uma posição e ir pesando o corpo para o lado até cair do corrimão da rampa de frente para o chão. Volto rápido e deito novamente em outra posição, peso novamente e caio de novo, volto outra vez e dessa vez caio para dentro da rampa.
            - Vou encaixando o corpo na área da rampa, experimentando as formas de colocar o corpo naquela área. Experimentei movimentos que usassem somente um plano do espaço, o plano horizontal, ou seja, largura e profundidade, sem usar a altura, como se o corpo estivesse chapado no chão.
            - Dar cambalhotas e rolar rampa abaixo.
            Ações: Luis

            - Deitar o corpo na escada.

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