4º
Ensaio: 23/05/2017
Decidimos que a caminhada-performance ocorrerá no Trajeto que vai: do Jardim da Faculdade de Educação até o Centro de Excelência em Turismo.
Improvisamos e passamos por cinco espaços pelo trajeto definido. Gravamos um vídeo no primeiro e no segundo dos espaços improvisados, que serão os primeiros dois lugares de parada da caminhada para composição com o espaço.
Seguem os vídeos no link abaixo:
1. https://youtu.be/hIWbwgkExaA
2. https://www.youtube.com/watch?v=B-ZBGRbQnrg&feature=youtu.be
Espaços:
1. Corredor
lateral do prédio da Faculdade de Educação (coberto por uma marquise):
Ações: Raoni
- Ir caminhando pisando nos retângulos do
piso no chão, sem pisar nas linhas, e cada pé em um retângulo. Andando em
diagonal, cruzando o espaço do corredor. Ressaltar essa característica do
corredor, de ser um espaço comprido e de trânsito, deslocamento do corpo.
Evidenciar o padrão dos pisos do chão, muitos pisos e retangulares. Ao mesmo
tempo romper com o padrão do corredor ao caminhar em diagonais, cortando o
espaço e ressaltando sua largura. Ao final do corredor, passo atrás de uma das
pilastras de concreto, das que circundam e sustentam a marquise, e vou para o
chão.
- Ir ao chão com mãos e pés no chão,
ainda colocando partes do corpo dentro dos retângulos do chão (mãos, pés,
antebraço, canela). Cada parte do corpo em um piso e ir me deslocando a partir
dessa dinâmica, até chegar a uma pilastra branca.
- Ir me apoiando e subindo na pilastra.
Jogo de encaixar o corpo e grudar partes do corpo na pilastra e isso ir gerando
movimentos. Ficar de frente para a parte mais larga da pilastra e abraça-la, grudar
e desgrudar da pilastra com partes do corpo (coluna, quadril e cabeça),
arrastar e girar os braços (em torno do próprio eixo do osso) pela pilastra,
pendurar o corpo com os braços segurando a pilastra estando com as costas
coladas na pilastra (braços atrás do corpo), cair para frente da pilastra com
os pés ainda grudados nela, ir ao chão e voltar algumas vezes, de frente para a
parte mais fina da pilastra abraçar a pilastra com braços e pernas, virar de
costas para a parte mais larga da pilastra e ir deslizando o corpo até o chão (voltar
pelo mesmo caminho e na mesma qualidade de movimento e repetir algumas vezes),
me arrastar pelo chão enfatizando a lisura do chão de mármore branco, ficar de
lado para a parte mais fina da pilastra e rolando o corpo como um rolo que não
sai do lugar, ir subindo o corpo apoiando na pilastra e fazer a mesma ação de
deslizar pela pilastra até o chão, mas, dessa vez, deslizando pelo chão em
direção a área das árvores (parte de trás do prédio de F.E.) e caindo na terra
(fora e abaixo do chão do corredor que rodeia o prédio da F.E.)
2. Pedras
grandes atrás do prédio da Faculdade de Educação:
Ações: Luis
- Começou em cima de uma caixa-gaiola
amarela, ao lado do corredor da F.E., que protege um registro de consumo de
água. Agachado como um pássaro pousado ali, olhando para o espaço à sua frente.
- Salta para o chão e vai para a área
das pedras e deita sobre uma delas (barriga para baixo) e flexiona os joelhos
(pés para cima), corpo que tenta se apoiar e levantar do contato com a pedra,
mas que retorna a ela, evidenciando uma tensão entre corpo e pedra, uma dependência
do corpo à pedra, mas ao mesmo tempo tentando sair dela.
- Vai para outra pedra e troca de
posição do corpo em relação à pedra, outra imagem, e vai para outra pedra e
outra imagem. Aos poucos vai se levantando, tirando o tronco do corpo do
contato com a pedra.
- Senta-se na pedra com as pernas
encaixadas na pedra e ressalta a distância entre os pés e o chão e as linhas da
pedra que se encaixam com as linhas das pernas. Suspende os braços abertos ao
lado do corpo e move as mãos e o tronco a partir dessa suspensão do corpo mais
afastado da pedra.
- Volta a se deitar na pedra, dessa vez
com a barriga para cima e tomando um banho de sol, repousando na pedra.
3. Árvores
atrás do prédio:
Ações: Raoni
- Caminhar com mãos e pés pelas raízes da
árvore (jogo de equilíbrio).
- Tentar subir em uma das árvores, mas
ao mesmo tempo não machucá-la, não destruí-la. A árvore é bem grossa e alta e
difícil de subir. Experimentei modos de ir me pendurando e tentando subir na
árvore, mas sem sucesso. Muito esforço e pouco resultado, vez ou outra caio e
recomeço. Apesar das muitas dificuldades, fui encontrando maneiras de ir e
pendurando na árvore e subindo, ainda que pouco.
4. Frente
do Centro de Excelência em Turismo (pátio com chão de pedras iguais, formando
outro padrão):
Área ampla. O vento foi um estímulo
forte, junto a amplitude da área sombreada por duas árvores. As ações
evidenciaram essa amplitude do espaço, o corpo fazendo ações grandes, leves e
com o peso mais solto. Saltos e lançamentos do corpo pelo espaço.
-
Duas árvores (mangueiras): Luis
Se
pendurando no galho da mangueira, balançando e se lançando pelo espaço.
-
Área sombreada pelas duas árvores: Raoni
Saltando
e lançando o corpo pela área sombreada, circulando a área e evidenciando o
desenho desse sombreado no chão.
- Jardim lateral de flores: Raoni
Se movendo sentado, ou em posição de
mesa (mãos e pés no chão e barriga para cima), ressaltando o plano, o espaço
embaixo das plantas, um espaço comprido e baixo, um corredor e o corpo se
movendo nesse corredor.
5. Rampa
e escada no Centro de Excelência em Turismo (Parte mais interna):
Ações: Raoni
-
Deitando o corpo na lateral da rampa (espécie de corrimão baixo), evidenciando
esse espaço estreito com o corpo, deitado de comprido. Estar em uma posição e
ir pesando o corpo para o lado até cair do corrimão da rampa de frente para o chão.
Volto rápido e deito novamente em outra posição, peso novamente e caio de novo,
volto outra vez e dessa vez caio para dentro da rampa.
- Vou
encaixando o corpo na área da rampa, experimentando as formas de colocar o
corpo naquela área. Experimentei movimentos que usassem somente um plano do espaço,
o plano horizontal, ou seja, largura e profundidade, sem usar a altura, como se
o corpo estivesse chapado no chão.
- Dar
cambalhotas e rolar rampa abaixo.
Ações:
Luis
- Deitar
o corpo na escada.
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